São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo presidente assume com meta de mudar imagem da empresa

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

O canadense Stephen Elop, 46, assume nesta terça-feira a Nokia para mudar a imagem da companhia.
Elop será o primeiro presidente não finlandês da Nokia e ocupará o lugar de Olli-Pekka Kallasvuo, líder-executivo por quatro anos.
Segundo especialistas, Elop tem a missão de flexibilizar a gestão, até agora lenta para responder ao mercado.
O que divide os analistas é a capacidade de Elop de gerir um negócio de telefonia, já que sua carreira foi construída em empresas de software como Microsoft e Adobe.
"Normalmente um executivo de software não consegue tocar uma companhia de hardware. Talvez a Nokia não consiga resultado rápido, já que o executivo estará concentrado em entender o mercado", diz Robert Enderle, presidente da consultoria americana Enderle Group.
Outra tarefa óbvia será recuperar os resultados. Em 2009, a Nokia faturou 41 bilhões, 12% a menos do que no ano anterior.
Elop também precisará reconstruir a equipe de gestão. Depois de Kallasvuo, o vice-presidente de soluções móveis Anssi Vanjoki pediu demissão e Jorma Ollila, presidente do conselho, também pode deixar o cargo em 2012.
"Estamos em transição, Elop vem para acelerar isso", diz Niklas Savender, vice-presidente executivo. (CF)


Texto Anterior: Emergentes têm celulares específicos
Próximo Texto: Mídia Francesa: Dono do "Le Figaro" quer mais jornais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.