São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha lança novo aplicativo para iPad

Internauta poderá acompanhar as notícias do jornal impresso e ter atualizações 24 horas por dia da Folha.com

Programa pode ser baixado na App Store; durante o período inicial, de degustação, o conteúdo será gratuito

DE SÃO PAULO

A Folha lança hoje seu novo aplicativo para iPad. Com ele, o internauta poderá acompanhar na íntegra as notícias do jornal impresso, assim como as últimas notícias da Folha.com, atualizadas 24 horas por dia.
O programa pode ser baixado na App Store (pelo aparelho ou em folha.com.br/103233). Inicialmente, no período de "degustação", o conteúdo será gratuito.
O aplicativo foi concebido exclusivamente para navegação no tablet da Apple, que ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Permite de forma simples e intuitiva ler as notícias por editoria ou as mais recentes da Folha.com. Desde 22 de maio, a Folha disponibiliza no iPad sua edição completa em fac-símile, com acesso pelo navegador Safari, no endereço edicaodigital.folha.com.br.
Com desenho do editor de arte da equipe de novas mídias da Folha.com, Marcelo Katsuki, o programa foi concebido para criar uma experiência de leitura única, adequando o conteúdo do jornal impresso e da Folha.com para o aparelho. Uma equipe especializada de jornalistas cuidará da edição diária, exclusiva para o iPad, a partir do conteúdo do jornal impresso, disponibilizado na íntegra, com leitura em texto ou fac-símile, exatamente como foi publicado no papel.
A edição será atualizada ao longo do dia, sempre que necessário. Com isso, o leitor do jornal poderá acompanhar em um único lugar o noticiário publicado, suas atualizações e também as últimas notícias da Folha.com.
O software traz ainda a Rádio Folha, que tem cinco programações musicais, intercaladas com boletins noticiosos produzidos pelos jornalistas e colunistas da Folha. O usuário pode ouvir música ao mesmo tempo em que lê as notícias.
Uma galeria reúne as fotos publicadas no jornal, além de material adicional. O aplicativo está preparado para exibir vídeos da Folha em formato compatível com a linguagem do iPad.
Anteontem, a Folha lançou seu aplicativo para o sistema Android 2.2 (froyo). É o primeiro jornal a ter ferramenta desenvolvida exclusivamente para esse sistema operacional. Com isso, o jornal também está presente no Galaxy Tab, da Samsung, tablet concorrente do iPad que começou a ser vendido ontem pelas operadoras TIM, Claro e Vivo.
O conteúdo também está disponível em aplicativo para iPhone e iPod e em uma página exclusiva editada no Facebook, no endereço facebook.com/folhadesp.
"O sucesso das aplicações para novas mídias depende de dois fatores: um programa com navegação simples e uma edição especial, que respeite as características do meio. Ao final, o papel do editor é o que vai tornar o conteúdo especial", afirma Ana Lucia Busch, 44, diretora-executiva da Folha.com, responsável pelo grupo de desenvolvimento de novas mídias.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Deputado quer salvaguarda para trigo nacional
Próximo Texto: Grandes do videogame buscam mais participação no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.