|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Governo quer reduzir evasão nos cursos
DE SÃO PAULO
A principal meta do governo nos próximos três anos é
elevar de 30 mil para 40 mil o
número de graduados em engenharia no Brasil.
A tarefa foi entregue à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior). A instituição
criou uma comissão para
cumprir esse objetivo.
Segundo o coordenador
da Capes, Jorge Almeida Guimarães, há dois problemas
centrais na crise da engenharia brasileira.
A primeira é a precária formação no ensino fundamental e médio, com grandes deficiências em disciplinas básicas das chamadas ciências
duras, como física, química e
matemática.
A segunda é consequência
da anterior. A falta de boa
formação no ensino médio
tem provocado evasão maciça nos cursos de engenharia.
"A primeira missão será
garantir que o aluno fique no
curso", disse Guimarães.
A Capes vai pedir auxílio à
Petrobras para alcançar essa
meta.
A estatal, responsável por
grande parte da demanda
brasileira por engenheiros, é
uma das empresas mais interessadas em ampliar a formação desses profissionais. Só
assim conseguirá pôr em
marcha planos de investimentos de US$ 200 bilhões
nos próximos cinco anos.
A comissão da Capes estuda repetir iniciativa hoje já
usada por grandes corporações e bancar a permanência
dos alunos nos cursos.
A ampliação em 10 mil engenheiros em três anos é uma
meta modesta para as necessidades nacionais.
Os países que fazem concorrência com o Brasil no
mercado internacional formam contingentes muito
maiores de engenheiros. Por
ano, a China forma 400 mil
engenheiros, a Índia, 250
mil, e a Coreia do Sul, 80 mil.
INICIATIVAS
Jacques Marcovitch, professor da USP, listou iniciativas com o objetivo de modernizar a engenharia nacional
em documento a ser entregue pela Amcham (Câmara
Americana de Comércio) aos
presidenciáveis.
O desafio de todas é inverter a avaliação atual do diretor da Poli, José Roberto Cardoso: "Engenheiros de menos. Escolas de mais".
(AB)
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Mercado Aberto Índice
|