São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Frango se beneficia de retaliação contra EUA

Exportação para China se multiplica por dez e Brasil vira maior fornecedor

Chinês cria sobretaxa de 105% contra frango americano, depois que EUA criaram barreira contra pneu da China

DE PEQUIM
DE SÃO PAULO


Beneficiadas por uma dura sanção contra os EUA, as vendas de frango brasileiro para a China cresceram 1.028% no ano passado, segundo números da aduana local divulgados na semana passada. Com o aumento, o país passou a ser o principal fornecedor do produto para o gigante asiático.
Foram exportados do Brasil para a China 285,7 mil toneladas de frango no ano passado, ante 27,8 mil toneladas em 2009. Em valores, as vendas aumentaram de US$ 42,8 milhões para US$ 529,3 milhões.
Segundo Francisco Turra, presidente-executivo da Ubabef (Associação Brasileira de Exportadores de Frango), a China deve ficar entre os cinco maiores importadores de frango brasileiro em 2011. "Se conseguirmos habilitar mais 25 frigoríficos para exportar, podemos dobrar o volume vendido", diz Turra.
O motivo do crescimento foi a imposição pela China de uma sobretaxa contra o frango norte-americano de 31,4%, em fevereiro do ano passado, e de até 105,4%, em setembro, medida em vigor para os próximos cinco anos.
Pequim justificou a sobretaxa como uma proteção antidumping, mas a medida veio depois que Washington aumentou a tarifa sobre o pneu chinês, em 2009, levantando a suspeita de que se trata de uma retaliação.
Com o produto americano menos competitivo, o Brasil vendeu 52,7% do frango importado pela China. Já a participação americana caiu de 53,1%, em 2009, para 20%.
Por outro lado, existe o temor de que, se o Brasil endurecer com a China, como setores do governo Dilma vêm sinalizando, o país poderá sofrer sanções parecidas à sobretaxa americana.
(FABIANO MAISONNAVE e PATRÍCIA CAMPOS MELLO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: O capitalismo vermelho tornou-se o eixo comercial do mundo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.