São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010

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Feirões reduzem lucro de concessionárias

DE SÃO PAULO

Finais de semana com feirões de fábrica chegam a elevar as vendas de carros de uma montadora em até 40% ante sábados e domingos "normais". No entanto, como os fabricantes não podem vender direto ao consumidor, as datas são combinadas com as concessionárias.
"A rentabilidade é menor nos feirões. Temos participação em todas as promoções", afirma Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (federação das concessionárias), ressaltando que há casos em que a contribuição chega à metade do desconto oferecido.
"Ninguém quer ficar por baixo. A disputa de mercado obriga que essas promoções sejam feitas", completa.
Além dos preços mais baixos, outro atrativo para o cliente é encontrar a maior parte da rede de concessionárias em um só local. "É um único estoque, e o poder de negociação é maior porque o cliente pode ir de uma para outra com três passos", diz Rodrigo Rumi, gerente regional de marketing da GM.
O executivo contabiliza que entre 55% e 60% das vendas são de carros populares e, desse total, cerca de 80% são financiados, ou seja, "o público é predominantemente da classe C".
Para o gerente nacional de vendas da Ford, Oswaldo Ramos, os feirões são importantes também para reforçar a imagem de que a marca tem produtos acessíveis. Há clientes que pesquisam, ressalta, mas acabam fechando a venda posteriormente.
Edison Mazzucatto, diretor de marketing da Fiat, afirma que "não há periodicidade fixa", mas lembra que "o IPI reduzido contribuiu para a realização de feirões de acordo com o calendário de recomposição do tributo", referindo-se ao benefício fiscal válido até março passado.
A Volkswagen destaca ainda que, nesses eventos, além das ofertas diferenciadas, é possível apresentar o portifólio completo, inclusive a linha de importados. (TR)


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