São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronáutica quer cargueiros da Embraer

Compra de 28 aeronaves, ainda em desenvolvimento, deve acontecer em um ano

MARIANA BARBOSA
ENVIADA ESPECIAL A FARNBOROUGH

O Comando da Aeronáutica tem intenção de comprar 28 cargueiros KC-390, avião militar que está sendo desenvolvido pela Embraer. O anúncio será feito nesta manhã pelo Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, durante a feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra.
A "intenção de comprar" é o primeiro passo antes da assinatura do contrato firme de aquisição, o que só deve acontecer dentro de um ano.
No entanto, essa declaração é fundamental para a Embraer conseguir negociar contratos com parceiros e fornecedores de sistemas, partes e peças. Dentro do modelo de fabricação da Embraer, os parceiros ajudam a financiar o desenvolvimento do avião, sendo cada um responsável por uma parte.
Até o final do primeiro trimestre de 2011, a Embraer espera anunciar os fornecedores e parceiros estratégicos, além de estabelecer o preço final do cargueiro, segundo o vice-presidente para o Mercado de Defesa da Embraer Orlando José Ferreira Neto.
O projeto de desenvolvimento do KC-390 está sendo bancado pelo governo brasileiro. O presidente Lula liberou US$ 1,3 bilhão em abril de 2009, recurso que foi crucial para evitar mais demissões na Embraer. Em fevereiro do ano passado, a empresa demitiu 4.000 funcionários.
O KC-390 vai substituir os Hercules, cargueiros utilizados atualmente pela FAB e que estão ultrapassados. O avião deverá ser capaz de transportar 23 toneladas de carga e terá espaço para 80 soldados e um helicóptero.
A expectativa da Embraer é vender o KC-390 também para outros países. "O mercado possível [ou seja, excluindo países que por razões geopolíticas não comprariam o KC-390] é de 700 unidades para os próximos 15 anos", disse Ferreira Neto.


A repórter MARIANA BARBOSA viajou a convite da ATR


Texto Anterior: Minoritários exigem nova assembleia de acionistas
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.