São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Bernanke vê incertezas e afeta Bolsas; dólar sobe para R$ 1,784

DE SÃO PAULO - Em um dia de agenda fraca e com o mercado à espera da decisão do Banco Central sobre os juros no país, o que acabou dando o tom dos negócios ontem foi o pronunciamento do presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, no Senado.
O mercado em Nova York, que oscilou durante boa parte do dia, acentuou a queda após o discurso e puxou a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que chegou a subir pouco mais de 1% ao longo do dia, para o terreno negativo.
"A Bolsa teve uma alta razoável nos últimos dias, então é normal esse processo de realização de lucros. Mas isso não caracteriza uma mudança de tendência no mercado", afirmou Huang Kuo Seed, gestor da Grau Investimento.
Em testemunho ao Comitê Bancário, Bernanke afirmou que as perspectivas econômicas nos EUA continuam "atipicamente incertas". Ele disse, porém, que o Fed está pronto para adotar mais medidas para impulsionar o crescimento, caso seja necessário.
Com poucos dados no dia, os investidores se apegaram ao tom de cautela do discurso. A Bovespa fechou praticamente estável, em alta de 0,02%, aos 64.476 pontos. Em Nova York, o Dow Jones caiu 1,07%.
Na Europa, os mercados fecharam em alta, antes do Fed. Londres subiu 1,46%, e Frankfurt, 0,38%. O dólar subiu 0,56%, para R$ 1,784.
(GIULIANA VALLONE)


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Próxima safra deverá ter área recorde de soja
Próximo Texto: Fundo que agia no Brasil é processado no caso Madoff
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.