São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EU INVISTO EM

Evandro Santo,
humorista

"Comprei um imóvel e, depois disso, passei um ano investindo em diversão. Agora voltei a poupar, acho importante ter um uma boa previdência privada"

CURTO PRAZO
Tenho 24 anos e quero investir R$ 2.000, para ter uma reserva em caso de emergência ou financiar meus estudos no ano que vem. Quais seriam minhas opções: poupança, Tesouro ou fundo de ações?
K.O., de João Pessoa

RESPOSTA - Caro, o risco maior está na sua indefinição. Para o mesmo dinheiro, você tem duas finalidades: emergência ou estudos. Tente separar as duas.
Por serem ambas de curto prazo -os estudos ocorrerão em menos de dois anos e a emergência pode ocorrer amanhã-, você deve ser conservador. Assim, um fundo de ações fica descartado, restando a renda fixa.
A rentabilidade da poupança é pequena, e, para tal valor, você pode investir no Tesouro Direto ou mesmo em CDB com rentabilidade superior e mesmo risco.
Mesmo com volumes pequenos, exija de seu banco uma rentabilidade de ao menos 98% do DI no CDB.

MOEDAS
O mercado de moedas internacionais é uma saída para este momento de queda das Bolsas mundiais?
M.B., de São Paulo

RESPOSTA - Não necessariamente. Se sua intenção é de curtíssimo prazo -dias ou semanas-, pode ser uma alternativa para proteção ou mesmo lucrar com moedas.
Nesse caso, é preciso ficar muito atento a todas as notícias e tomar a decisão acertada rápido.
No entanto, se sua intenção na Bolsa é lucrar com o crescimento das empresas no longo prazo, a queda das cotações pode ser uma oportunidade de compra de mais papéis, em vez de vendê-los para tentar lucro rápido em outro ativo.


Texto Anterior: Bússola: Eike Batista perdeu dinheiro na Bolsa; se alguém perde, outro ganha?
Próximo Texto: O assunto é previdência social: Aposentado já pode confirmar se vai receber aumento da revisão pelo teto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.