São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

SAIBA MAIS

Obra questiona se internet amplia poder

EM BOSTON

Blogueiro prolífico e professor, o bielorrusso Evgeny Morosov é pouco otimista em "The Net Delusion, the Dark Side of the Internet Freedom" (A ilusão da rede, o lado negro da liberdade na internet), que lançará em janeiro.
No livro, ele questiona se a internet amplia o poder dos ditadores na mesma medida que dá voz a seus oponentes. Ou se há, como alguns creem, algo inerente à rede que a torne ferramenta de libertação.
Sobretudo, provoca se ela é mesmo um catalisador de mudanças sociais. "Não sendo, será que ela não pode ajudar a sustentar regimes autoritários?"
"Muita gente acha que o comunismo caiu por causa de faxes e fotocopiadoras. Agora acham que blogs no Irã e na China terão o mesmo papel".
Nos últimos anos Morizov abordou o tema em seu blog pessoal e no respeitado "The Net Effect" (jogo de palavras entre efeito liquido/efeito na rede), da "Foreign Affairs", além de em artigos cada vez mais frequentes em publicações internacionais como a "Economist".
Professor-visitante em Stanford e bolsista da Universidade Georgetown (Washintgon) e do Open Society Institute, ele trabalhou em uma ONG focada em desenvolver a internet em países da ex-URSS.


Texto Anterior: Raio-x: Evgeny Morozov
Próximo Texto: UE e FMI dão ajuda financeira à Irlanda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.