São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País pesquisa carro que não requer condutor

DE SÃO PAULO

Objeto de curiosidade mundial, o carro sem motorista pesquisado pelo Google e divulgado recentemente na imprensa internacional também é pesquisado no Brasil.
Durante a Campus Party, Gustavo Pessin, 31, e Patrick Shinzato, 23, alunos de doutorado da USP de São Carlos, apresentaram veículos inteligentes autônomos, que dispensam motorista, e auxiliares, indicados para deficientes físicos.
"Existem certas deficiências humanas que podem ser solucionadas pela robótica", afirma Pessin.
O aparelho é guiado por GPS, sensores e câmeras de vídeos. Embora o projeto já seja testado na universidade, obter equipamentos para a construção não é das tarefas mais fáceis, diferentemente do que ocorre em outros centros internacionais.
"A maioria do material é importada. Temos a dificuldade de não ter alguns componentes fabricados no Brasil e estamos sujeitos à demora na importação das partes", declara Shinzato.
Um GPS específico para o carro inteligente, trazido dos EUA, pode levar até nove meses para desembarcar no Brasil por questões relacionadas à regularização da importação.

PROJETOS
Outros projetos do gênero estão sendo conduzidos pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pela UniFei (Universidade Federal de Itajubá).
O projeto de carro sem motorista do Google -feito em parceria com pesquisadores de Stanford- ganhou notoriedade em outubro do ano passado.
O automóvel já percorreu mais de 220 mil quilômetros. (CF)


Texto Anterior: Robô incentiva formação em tecnologia
Próximo Texto: Contra apagão, Campus Party pode se dividir entre SP e Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.