São Paulo, sábado, 24 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE EUROPEIA

Irlanda considera vender bens do Estado para reduzir dívida pública

DA EFE - O governo irlandês considera vender bens do Estado -como aeroportos, a televisão pública e o serviço ferroviário- para fazer frente à crise econômica e reduzir a dívida nacional de 84 bilhões (US$ 108,31 bilhões).
Segundo fontes do Ministério das Finanças irlandês, o titular da pasta, Brian Lenihan, pôs à frente do chamado Grupo de Revisão de Bens Estatais o economista Colm McCarthy, que já comandou no ano passado um programa de cortes de 5 bilhões no setor público.
Uma lista provisória elaborada pelo governo aponta a possível venda de estatais como ESB (eletricidade), Bord Gáis (gás natural e eletricidade), RTÉ (rádio e televisão), Iarnród Éireann (transporte ferroviário) e os aeroportos de Dublin, Cork e Shannon.
Segundo estudos do mercado, só ESB e Bord Gáis, assim como suas divisões, estão avaliadas em 7 bilhões e 3,5 bilhões, respectivamente.
Além dessas companhias, Lenihan também indicou que podem ser vendidos outros itens sob controle do Estado, como permissões de exploração mineral e concessões de frequências de rádio, que servem para transmitir sinais de televisão.
Por enquanto, as propostas do ministro das Finanças se depararam com as reservas do titular de Energia e Recursos Naturais, Eamon Ryan, do Partido Verde, membro minoritário no Executivo de Dublin.
Em sua opinião, não é desejável "romper modelos de negócio que funcionam".


Texto Anterior: Consumo: Intenção de comprar tem leve queda neste mês, diz Fecomercio
Próximo Texto: Resultado de teste de bancos na UE não elimina desconfiança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.