São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNET 3

Usuário de rede de relacionamento é mais engajado em grupos sociais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os usuários de internet e de redes sociais estão mais envolvidos em grupos de trabalho voluntário ou organizações coletivas do que a média da população dos Estados Unidos.
Pesquisa feita pelo instituto de pesquisas Pew mostrou que 80% dos norte-americanos adultos que usam a internet participam de algum grupo ou organização de trabalho voluntário, ante 56% dos que não navegam na web.
Entre os usuários de redes sociais, esse percentual aumenta para 82%, número que é ainda maior entre os que usam o Twitter -85%.
A pesquisa conclui que a internet está tendo amplo impacto no envolvimento das pessoas em grupos cívicos, sociais e religiosos.
Dos entrevistados, a maioria disse que a internet os mantêm informados sobre as atividades dos grupos nos quais têm participação.
"É importante notar que 25% dos adultos não são ativos nos grupos em que participam. Eles apontam a falta de tempo como fator que limita o envolvimento, e cerca de um quinto deles diz que a falta de acesso à internet é um entrave", disse Aaron Smith, especialista do Pew e um dos autores do estudo.
Os dados também mostraram que o grau de envolvimento dos internautas é maior do que o observado entre os que não usam a web.
Isso acontece especialmente entre os usuários de redes sociais, que estão mais expostos a fazer e receber convites para ingressar em atividades coletivas.
Como consequência disso, 62% dos usuários disseram que têm orgulho de fazer parte de algum grupo, ante 47% dos que não navegam na internet.
Mesmo assim, os internautas também afirmaram mudar mais de grupos sociais.


Texto Anterior: Internet 2: Após cobiçar Groupon, Google quer serviço próprio de compra coletiva
Próximo Texto: Internet 4: Usuários do iPad preferem anúncio a pagar por conteúdo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.