São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consumo de energia elétrica tem a maior expansão desde 1995

Grande motor da recuperação foi o setor industrial, com crescimento de 10,6% em 2010

DO RIO

A retomada econômica fez com que o consumo brasileiro de energia elétrica registrasse o maior crescimento desde 1995.
Em 2010, foram consumidos 419.016 GWh (gigawatts-hora). O volume é recorde, e representa alta de 7,8% frente a 2009, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Em 95, a expansão havia sido idêntica. Em 2010, no entanto, a base de comparação é bastante fraca, já que no ano anterior o consumo apresentou retração de 1,1%.
No início do mês, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o consumo em 2010 cresceu 8,3%. O ONS leva em conta apenas a carga que circula pelo sistema interligado nacional.
A EPE verifica toda a energia produzida, inclusive por produtores próprios, cuja produção não circula pelo sistema nacional.

CONSUMO INDUSTRIAL
A indústria foi o grande motor dessa recuperação, com expansão de 10,6% no ano passado.
O setor foi o que mais sentiu os efeitos da crise, tanto que o consumo de energia elétrica apresentou queda de 8% em 2009.
No Rio de Janeiro, foi verificado acréscimo de 16%, o maior entre os Estados da região. Essa alta foi influenciada pela entrada em operação da planta da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), situada em Santa Cruz, zona oeste do Rio.
Ao todo, o consumo industrial no Sudeste cresceu 13,1%.
No Nordeste, o consumo industrial cresceu 7%, impactado pela expansão do setor metalúrgico e pela ampliação das atividades do porto de Suape, em Pernambuco. Ao mesmo tempo, as classes residencial e comercial mantiveram o ritmo de crescimento observado nos últimos anos.
O setor residencial registrou avanço de 6,3% em 2010. Já o consumo comercial aumentou 5,9% na mesma comparação.
Nas regiões Norte e Nordeste, esses setores apresentaram números significativos. O consumo residencial aumentou, respectivamente, 12,6% e 12%.
Já o consumo comercial teve expansão de 11% no Norte e 8,9% no Nordeste.
Somente em dezembro, o consumo de energia elétrica no país teve aumento de 4,9% ante igual mês em 2009. A indústria teve incremento de 6,3% ante dezembro de 2009.
Na mesma comparação, o consumo residencial cresceu 4,6%, e o consumo comercial aumentou 3%.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Orgânicos crescem mais no mercado interno
Próximo Texto: Energia: Opep pode produzir mais petróleo para atender a demanda maior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.