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A 4 meses de leilão, trem de R$ 33 bi mantém incertezas
Ligação Rio-SP é obra complexa na ligação Rio-SP é desafio que governo quer
pronta para 2016
Governo quer pronta para 2016 obra complexa que ligará Rio e SP
DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA
Projetado para trafegar a
mais de 300 quilômetros por
hora e interligar São Paulo e
Rio de Janeiro em menos de
90 minutos, o Trem de Alta
Velocidade (TAV) do Brasil
terá de remover inúmeras pedras do seu caminho.
A ideia do trem-bala foi
concebida no país na década
de 1970. Em 2005, um pré-projeto foi apresentado e logo recusado. Em 2010, após
dois anos de estudos, o governo apresentou uma fórmula para tentar tirar o empreendimento do papel.
A equação não é simples e
sua viabilidade é duvidosa.
Os interessados terão de
apresentar uma receita para
tornar viável uma obra complexa, cujo preço é uma incógnita (a obra é orçada em
R$ 33 bilhões, mas se estima
que o custo real seja muito
maior). Quase metade do trajeto será em viadutos e túneis
que terão que atravessar rochas pelo caminho.
Até novembro, três consórcios deverão se formar para apresentar suas propostas.
Se tudo sair como o governo quer, os paulistas poderão ir à Olimpíada do Rio de
Janeiro, em 2016, de trem -e
em alta velocidade.
Se os planos do governo
não se concretizarem, todavia, a vista da baía de Guanabara na chegada ao aeroporto Santos Dumont continuará sendo a única opção ultrarrápida.
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