São Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

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A 4 meses de leilão, trem de R$ 33 bi mantém incertezas

Ligação Rio-SP é obra complexa na ligação Rio-SP é desafio que governo quer pronta para 2016

Governo quer pronta para 2016 obra complexa que ligará Rio e SP

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

Projetado para trafegar a mais de 300 quilômetros por hora e interligar São Paulo e Rio de Janeiro em menos de 90 minutos, o Trem de Alta Velocidade (TAV) do Brasil terá de remover inúmeras pedras do seu caminho.
A ideia do trem-bala foi concebida no país na década de 1970. Em 2005, um pré-projeto foi apresentado e logo recusado. Em 2010, após dois anos de estudos, o governo apresentou uma fórmula para tentar tirar o empreendimento do papel.
A equação não é simples e sua viabilidade é duvidosa.
Os interessados terão de apresentar uma receita para tornar viável uma obra complexa, cujo preço é uma incógnita (a obra é orçada em R$ 33 bilhões, mas se estima que o custo real seja muito maior). Quase metade do trajeto será em viadutos e túneis que terão que atravessar rochas pelo caminho.
Até novembro, três consórcios deverão se formar para apresentar suas propostas.
Se tudo sair como o governo quer, os paulistas poderão ir à Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, de trem -e em alta velocidade.
Se os planos do governo não se concretizarem, todavia, a vista da baía de Guanabara na chegada ao aeroporto Santos Dumont continuará sendo a única opção ultrarrápida.


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