São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2011

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Americano usa xampu até a última gota na crise

Consumidor demora mais para trocar produto

DO "NEW YORK TIMES"

Jogar o celular fora depois de dois anos? Calma lá. Substituir a TV de tela fina por um modelo de espessura ainda menor? Talvez no ano que vem. Comprar uma blusa nova porque a velha furou? Melhor remendar.
O consumo cresceu nos Estados Unidos, mas, para algumas pessoas, a recessão deixou um legado: um interesse maior em fazer as coisas durar.
Para diversos produtos -carros, celulares, computadores e até xampu e creme dental-, os dados demonstram desaceleração nos ciclos de vida e consumo.
Economistas e consumidores afirmam que a nova abordagem pode perdurar mesmo que surja uma recuperação plena, devido à forte impressão que a crise causou nos consumidores.
Determinar se há uma mudança ampla e de longo prazo nos hábitos dos consumidores é questão que vem atraindo a atenção dos economistas e analistas.
Alguns insistem que, como na Grande Depressão, a recente desaceleração causou impressão duradoura nas pessoas quando chega a hora de decidir trocar um celular que ainda funciona por um modelo mais novo.
Mas outros argumentam que, quando o consumismo e o crédito voltarem, retornará a preferência por marcas, modas e novidades.
Os consumidores agora retêm seus carros novos pelo recorde de 63,9 meses, 4,5 meses a mais que em 2010. As pessoas em média trocam de celular a cada 18 meses agora, ante 16 meses poucos anos atrás.
"As pessoas estão usando seus xampus até a última gota. Parecem estar acrescentando água para extrair aquela porção final", diz Ali Dibadi, analista da corretora Sanford Bernstein.

INICIATIVA DA EMPRESA
Em alguns casos, as próprias empresas, que lucrariam com as substituições, estimulam a manutenção.
Campanha da Levi Strauss insta os compradores a lavar seus jeans com menos frequência e com água fria, o que, segundo a companhia, reduz o consumo de água.
"E com isso eles com certeza durarão mais", disse Michael Kobori, vice-presidente de sustentabilidade social e ambiental na Levi's.
Ele disse que a mensagem era parte do esforço para conquistar mais a confiança dos consumidores e enfatizar a durabilidade dos produtos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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