São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Área de algodão em MT deve crescer 30% para safra deste ano

Cotações em alta e estoques globais em baixa levam otimismo a produtores do país

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

A alta nos preços internacionais e o cenário de baixos estoques nos principais países consumidores traz otimismo aos produtores de algodão de Mato Grosso.
O Estado, responsável por metade da produção nacional, estima para a próxima safra aumento de até 30% na área plantada, que deverá superar os 540 mil hectares.
A previsão é da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), entidade que reúne 450 produtores da pluma no Estado.
"Saímos de uma grande crise de demanda, principalmente após a turbulência de 2008, e os estoques caíram nos principais mercados. É claro que fatores como o clima poderão interferir, mas o cenário é realmente promissor", diz Décio Tocantins, diretor-executivo da entidade.
No mercado global, segundo relatório do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), as cotações estão em picos históricos, com contratos para dezembro em até US$ 1,14 por libra-peso (454 gramas) na Bolsa de Nova York -há um ano, não superava US$ 0,70.
"Esse movimento de alta no mercado internacional é sustentado pela forte demanda das indústrias chinesas e pela queda da oferta em países como a Índia e o Paquistão, que tiveram suas safras comprometidas devido às chuvas", afirma Tocantins.
O USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) projeta aumento de 25,6% na produção brasileira, em uma área plantada equivalente à da safra pré-crise (2007/2008): 1 milhão e 50 mil hectares.
O plantio da nova safra começa em 1º de dezembro.
Para o Imea, o câmbio pesa no custeio, mas prejudica a receita. "Em relação a 2009, o câmbio se desvalorizou em apenas 4%, enquanto a pluma do algodão alcançou uma valorização de 94%", diz o relatório do Imea.


Texto Anterior: Análise citricultura: Produção e processamento de suco estão nas mãos de poucas empresas, diz estudo
Próximo Texto: Vaivém - Mauro Zafalon: Produtor quer programa para exportar arroz
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.