São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Abastecimento deve voltar ao normal com maior produção

MAURO ZAFALON
COLUNISTA DA FOLHA

O mote das usinas de que a chegada do carro flex não deixaria mais o consumidor sem combustível -eles podem optar pela gasolina em período de pouca oferta de álcool- pode valer também para a gasolina neste ano.
A dificuldade no abastecimento de gasolina, pontual em algumas regiões, pode levar os consumidores a voltar para o álcool hidratado mais cedo do que se previa.
Dois motivos levaram à elevação de preço e à dificuldade de abastecimento com gasolina: a forte opção do consumidor pelo derivado do petróleo e a dificuldade da Petrobras de encontrar álcool anidro -produto misturado à gasolina.
O aumento da gasolina, devido ao reajuste nos preços do anidro, ocorre no momento em que parte dos postos já começa a baixar os preços do álcool hidratado.
Os consumidores que tiverem dificuldade em obter gasolina podem optar pelo hidratado, que começa a aparecer em volume maior.
As usinas de álcool entram em peso na colheita 2011/12 nas próximas semanas, e a oferta do combustível derivado de cana aumentará.
Houve realmente uma escassez de gasolina, de álcool anidro e de hidratado nas últimas semanas, mas o fantasma do desabastecimento já parece afastado.
As usinas, principalmente os grandes grupos, aumentam o ritmo de produção e a oferta cresce. O anidro, principal gargalo nas últimas semanas, era comercializado a R$ 2,60 por litro ontem na porta das usinas. Na sexta-feira, estava a R$ 3.
Se a gasolina continuar a subir, e os preços do álcool a recuar nos postos, o combustível derivado de cana vai voltar a ser favorável em breve. Mesmo não sendo favorável, pode ser a opção em regiões onde houver dificuldade na compra de gasolina.
A lição deste ano deve servir para o próximo, quando o cenário não se apresentará tão confortável. A demanda continua crescente, ao contrário da oferta.


Texto Anterior: Em meio à falta de álcool anidro, distribuidoras racionam gasolina
Próximo Texto: Racionamento foi preventivo, afirma Ipiranga
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.