São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Empresa de Ashton Kutcher investe em alta tecnologia

DO "NEW YORK TIMES"

O ex-modelo e ator Ashton Kutcher provou nos últimos anos ser um investidor bem informado em algumas das mais comentadas empresas iniciantes de internet.
Entre elas estão a rede social Foursquare; o aplicativo para fotos Path; e o Flipboard, programa para o iPad. "Procuro empresas que resolvem problemas de maneira inteligente e que rompam fronteiras", declarou.
Um de seus investimentos registrou ganho considerável. Kutcher é parte do grupo de investidores que comprou participação no Skype, em 2009, por US$ 2,75 bilhões.
No mês passado, a Microsoft comprou o Skype por valor mais de três vezes superior.
Kutcher, 33, não quis discutir o valor de seus investimentos, que vem realizando por meio de uma sociedade chamada A Grade.
O mais recente e maior investimento da empresa é na Airbnb, que permite que turistas encontrem acomodações em casas particulares. Muitas celebridades, como MC Hammer e Justin Timberlake, flertaram com o setor de tecnologia. Kim Kardashian, por exemplo, criou a empresa de comércio eletrônico ShoeDazzle. Mas Kutcher é a mais proeminente figura do mundo do entretenimento a participar de empreendimentos tecnológicos.
As primeiras incursões de Kutcher no ramo foram fracassos: o serviço de telefonia via web Ooma e um seriado de animação veiculado via internet, "Blah Girls".
Mas o interesse de Kutcher na internet atraiu a atenção de diversos pesos pesados do Vale do Silício, entre os quais Marc Andreesen, executivo de capital para empreendimentos que foi um dos criadores da Netscape. Foi ele que convenceu Kutcher a investir no Skype. De lá para cá, o ator se tornou parte de um círculo de investidores.
"Tenho um grupo de gente muito inteligente com quem converso. Consigo ver as oportunidades bem cedo." Kutcher fazia seus investimentos de maneira direta, mas agora é sócio da A Grade, com o bilionário Ron Burkle e Guy Oseary, o empresário de Madonna.

SEGUIDORES
Um fator positivo para Kutcher é seu vasto alcance, na internet e fora dela. Além de sua audiência de TV e cinema, Kutcher tem muitos seguidores no Twitter e no Facebook -6,8 milhões e 9,7 milhões, respectivamente. É uma base substancial para ajudar uma empresa iniciante a ganhar destaque.
No caso da Airbnb, a empresa tinha US$ 7,2 milhões em capital. Faltava adoção por um público mais amplo. "Percebemos que precisávamos de influência na cultura pop e nas mídias sociais", disse Brian Chesky, um dos criadores do serviço.
Kutcher, disse, ajudou nas duas coisas. O ator se impressionou com a abordagem da Airbnb, que destaca críticas dos demais usuários quanto a acomodações e hóspedes.
"É um modo de transferir a confiança das redes sociais ao comércio. Uma casa é um lugar muito pessoal", disse.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Audiência sobre Latam acaba 'em acordo'
Próximo Texto: Brasil prepara câmara de comércio na China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.