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Hermes investe no setor corporativo
Com faturamento de R$ 1,1 bi baseado em vendas diretas e comércio eletrônico, rede quer ampliar operações
Na quinta reinvenção do grupo de varejo, alvos são pequenas empresas e gestão de campanhas de fidelização de cliente
CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO
O grupo Hermes, tradicional rede de vendas porta a
porta e dono do site Comprafacil.com, mira agora o setor
corporativo.
A rede, sediada no Rio, vai
aproveitar a capacidade de
distribuição e o estoque de
produtos do site, especialmente eletroeletrônicos, para vender por atacado para
pequenas empresas. O site
vende hoje 25 mil itens.
"Pequenas lojas de varejo
sem poder de fogo para negociar com os fabricantes poderão comprar diretamente do
estoque do Comprafacil", diz
Gustavo Bach, diretor de
marketing da companhia.
Outra frente de investimento é a gestão de programas de fidelidade.
Pelo modelo, em que empresas criam programas dirigidos aos clientes para a troca de pontos por prêmios, o
grupo Hermes vai atuar como um grande intermediário, fazendo todas as etapas,
desde a administração do estoque até a distribuição dos
produtos usados como recompensa aos clientes.
Há dois anos a rede estuda
o mercado de programas de
fidelidade e já tem alguns
clientes, como L'Oréal e a rede de postos de gasolina Ipiranga, do grupo Ultra.
Segundo Bach, esse é um
segmento que triplica de tamanho a cada ano e os números obtidos com as primeiras experiências justificaram
a criação de uma diretoria específica, que deverá somar
60 pessoas até o fim do ano.
"O segmento de vendas
corporativas representará
20% do faturamento do Comprafacil em 2011", diz.
Entre as redes de varejo
brasileiras, o Hermes foi a
que mais cresceu no ano passado. Com 3.000 funcionários, faturou R$ 1,17 bilhão
em 2009, alta de 43%.
O comércio eletrônico representou 70% das receitas,
ou R$ 830 milhões. A área de
vendas diretas -que comercializa 15 mil itens como utilidades domésticas, roupas e
cosméticos por 530 mil revendedoras no país- representou R$ 340 milhões. Para
2010, a expectativa da rede é
chegar a R$ 2,15 bilhões.
DIVERSIFICAÇÃO
A aposta no segmento corporativo é a quinta reinvenção no modelo de vendas do
grupo. Fundado em 1942 pelo imigrante alemão Siegfried Haberer, bisavô de
Bach, o Hermes nasceu como
uma loja de joias e relógios.
Nas décadas seguintes,
adaptando seu perfil às novas necessidades da economia, transformou-se em uma
rede de venda de roupas à
distância, por catálogo.
"O modelo era o de reembolso postal, em que os consumidores retiravam e pagavam os produtos nas agências dos correios. Mas a greve
de 1988 fez com que repensássemos a forma de vender", diz. No ano seguinte, o
Hermes adotou a venda direta, com base na rede de consultoras que vendem porta a
porta por catálogo.
A terceira mudança veio
em 2003, com a inauguração
do site Comprafacil.com. Na
sequência, o grupo abriu seis
lojas próprias no Rio para
aproveitar a capacidade
ociosa do centro de distribuição, mas a iniciativa foi encerrada em 2007, com o fechamento das lojas.
"Acreditamos que seria
melhor concentrar os esforços nas vendas diretas e no
comércio eletrônico. Nessa
quinta investida, a intenção
é fazer com que o setor corporativo complemente nossa
área de atuação", afirma o
executivo.
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