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Portabilidade no Skype ainda está difícil
Apenas 50 dos 20 mil usuários conseguiram transferir o número para outra operadora, segundo nova parceira
Usuários tiveram serviço de telefonia on-line interrompido em maio após fim da parceria com Transit
VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO
As dificuldades dos usuários do Skype para obter a portabilidade numérica permanece mesmo após quase quatro meses do rompimento abrupto do contrato e o fim dos serviços de telefonia on-line com a Transit Telecom.
Dos 20 mil usuários, apenas 50 conseguiram transferir o número para outra operadora. Outros 9.000 optaram por novos números, segundo o presidente do GT Group, Hugo Varela, novo parceiro do Skype no país.
O Skype responsabiliza a Transit por não ceder a portabilidade aos usuários e, assim, conseguir manter o serviço. A Transit, por sua vez, diz que segue o regulamento e realiza a mudança sempre que há viabilidade.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) obteve liminar na Justiça para obrigar a Transit a fornecer o número do telefone do usuário a outra operadora. Mesmo assim, ainda são poucos o que conseguiram a medida.
Os serviços de telefonia móvel e fixo pela internet foram interrompidos no começo de maio após divergência entre o Skype e a Transit. Poucos dias depois, o Skype foi comprado pela Microsoft em todo o mundo.
O engenheiro de alimentos Paulo de Tarso Guimarães, 47, esperou 60 dias para ter a confirmação da portabilidade da Transit.
"Foram 60 dias de briga. Não podia perder meu número porque eu o uso para trabalhar", disse. Ele espera que até segunda-feira possa ter o número restabelecido.
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