São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

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Carga tributária e lucro elevam preço do iPhone 4

Aparelho chega ao Brasil por R$ 525, mas é vendido em lojas por R$ 1.799

Apesar do preço elevado, produto é um sucesso de vendas desde seu lançamento no país, há dois meses

DE SÃO PAULO

O iPhone 4 pode ser um dos aparelhos mais desejados do Brasil, mas está longe de ser um dos mais populares em vendas.
A combinação de alta carga tributária e das margens de lucro faz o aparelho chegar às prateleiras custando quase três vezes e meia seu preço real de importação.
Segundo dados apurados pela Folha, o modelo de 16 GB é importado pela Apple com valor declarado de US$ 300, ou cerca de R$ 525 -levando em consideração apenas o câmbio.
A carga tributária incidente para a venda -incluindo o Imposto de Importação- eleva o preço do aparelho em 40%, para cerca de R$ 735.
Com outros 8%, ou R$ 42, referentes ao frete e ao seguro da mercadoria, o preço do aparelho chega a R$ 777.
Nas operadoras, porém, o aparelho de 16 GB desbloqueado custa R$ 1.799. Na compra com planos de dados, o preço pode cair a R$ 1.299, considerando o plano de entrada da Vivo.
Quando o usuário opta por pagar o plano mais caro de dados e voz da operadora, o preço do aparelho tem queda expressiva. Na Vivo, com o plano mensal de R$ 609, o usuário paga R$ 549 pelo iPhone 4. Na Claro, com o pacote de R$ 230, o iPhone 4 de 16 GB sai por R$ 699.
Apesar de a carga tributária já ser responsável por elevar o preço do modelo em mais de R$ 200, o principal fator por fazer o preço do iPhone 4 desbloqueado disparar para o consumidor final é a margem de lucro praticada pelas operadoras e pela Apple.
Não há dados precisos do percentual aplicado pelas partes, mas o preço da prateleira já deixa sensível a diferença, dizem especialistas.

DEMANDA
Apesar do preço alto, o iPhone 4 é um sucesso de vendas desde o lançamento, há dois meses.
Segundo a consultoria IT Data, especializada em tecnologia, nos meses de agosto e setembro a Apple importou cerca de 50 mil aparelhos iPhone 4.
O volume, porém, foi insuficiente para atender a demanda e o aparelho sumiu das prateleiras das lojas no mês passado.
Nesta semana, as lojas das operadoras começam a receber o novo lote de aparelhos da Apple.
Segundo executivos próximos às importações da Apple, a companhia norte-americana trouxe menos de 8.000 aparelhos para serem distribuídos para as quatro operadoras (TIM, Claro, Oi e Vivo) em São Paulo até o Natal deste ano.
Embora o discurso dentro da Apple seja o de que o volume será suficiente para suportar a demanda de Natal, a percepção do mercado -inclusive das operadoras- é contrária.
"Tradicionalmente, o Estado de São Paulo corresponde a 45% da demanda por telefones celulares no Brasil", afirma Ivair Rodrigues, diretor-geral da IT Data.
Considerando a demanda dos meses anteriores, o volume é insuficiente para atender a procura, especialmente na época de Natal, uma das mais fortes para as vendas de celulares.
Procurada pela reportagem, a Apple não comentou o assunto.
(CAMILA FUSCO)


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