São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

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FOCO

Web e aplicativos para celular guiam cliente em liquidações

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Mesmo com a chuva intermitente e a temperatura abaixo de 10C, os nova-iorquinos saíram às compras em massa, ainda na madrugada de ontem, após o feriado de Ação de Graças.
A chamada Black Friday (sexta-feira negra), que nos Estados Unidos dá início à temporada de liquidações de fim de ano, é uma ocasião repleta de filas, correria e empurra-empurra.
Mas, neste ano, os consumidores tiveram a ajuda da tecnologia para maximizar o tempo e diminuir o estresse.
Isso porque o mercado dos aplicativos para celulares, em constante expansão, aproveitou a temporada para lançar "apps" com manuais de sobrevivência, listas de compras e notícias sobre as oportunidades de ofertas.
As próprias lojas usaram a tecnologia para atrair consumidores, com descontos oferecidos em redes sociais ou por meio de aplicativos baseados na localização do usuário.
A Toys"R"Us, que pela primeira vez abriu as portas às 22h da quinta-feira, para adiantar as vendas, disponibilizou um aplicativo para iPad e ofertas por meio do Foursquare.

OFERTAS ON-LINE
Outras redes miraram aqueles que fogem das multidões, colocando as ofertas on-line. Best Buy, Target e Walmart estão entre as que ofereceram entrega gratuita para as compras feitas por meio da internet.
Para quem foi pessoalmente enfrentar a maratona, aplicativos de comparação de preços permitiram ao consumidor conferir se a promoção era ou não a melhor disponível.
A Folha testou dois programas gratuitos para o iPhone: o RedLaser e o TheFind (este também disponível para Android).
Basta apontar a câmera do celular para o código de barras. O aplicativo -na maior parte dos casos- reconhece as especificidades do produto e exibe o seu preço em outras lojas, físicas ou virtuais.
A Best Buy, que abriu às 5h de ontem e relatou ter apresentado mais filas do que no ano passado, não sobreviveu bem ao teste dos aplicativos, ontem.
Um rádio-relógio com entrada para iPod, da Sony, à venda por US$ 99,99 (cerca de R$ 170) na Best Buy, tinha ofertas a partir de US$ 69,61 na busca realizada com o aplicativo RedLaser.
Um televisor Samsung de 26 polegadas e alta definição, ofertado por US$ 386,99 na Best Buy, podia ser encontrado por US$ 244. Em outros casos, os aplicativos mostraram que a oferta da rede estava entre as melhores.
Segundo a Federação Nacional de Varejistas, 138 milhões de pessoas pretendiam ir às compras entre ontem e amanhã, enquanto 134 milhões de consumidores aproveitaram as ofertas no fim de semana que incluiu a Black Friday do ano passado.


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