São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Problema de visão é a principal queixa

DE RIBEIRÃO PRETO

A pesquisa realizada pelo sistema Faesp/Senar-SP indicou também que o principal problema de saúde relatado pelos trabalhadores rurais do Estado de São Paulo é a dificuldade visual.
Segundo o levantamento, 65,27% do público pesquisado afirmou ter algum tipo de dificuldade para enxergar, com doenças como astigmatismo, miopia, glaucoma.
O médico responsável pelo estudo, Roberto Duarte, afirmou que esse dado é um dos mais importantes para a elaboração de ações de medicina preventiva para interferir na qualidade de vida da população rural.
"Descobrimos que, muitas vezes, as pessoas deixam os cursos de alfabetização e outras atividades importantes porque não conseguem ver direito e não por falta de vontade de melhorar", disse Duarte.
Ele também coordena o programa Promovendo a Saúde no Campo, que teve sua primeira unidade de treinamento inaugurada ontem em Ribeirão Preto.
Entre as principais causas para os problemas de visão dos trabalhadores estão: hereditariedade, doenças infecciosas como rubéola ou toxoplasmose, idade, acidentes com animais peçonhentos ou agrotóxicos e até a má alimentação.
O levantamento do perfil do trabalhador rural paulista apurou ainda informações sobre as condições de saneamento básico, nutrição, escolaridade e renda dessa população.


Texto Anterior: Ações Sociais: Programa de saúde ruma ao interior
Próximo Texto: Vale fecha acordo para fim de greve no Canadá
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.