São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vale fecha acordo para fim de greve no Canadá

Paralisação ocorria há quase um ano e meio

PEDRO SOARES
DO RIO

Após quase um ano e meio de paralisação, a Vale conseguiu fechar um acordo com os representantes dos 130 empregados em greve da mina de níquel localizada na baía de Voisey, no Canadá, que devem voltar ao trabalho nos próximos dias.
Detalhes do acerto firmado com o sindicato United Steelworkers não foram revelados, mas a Folha apurou que o principal ponto foi o fim da vinculação ao preço do níquel dos bônus concedidos aos trabalhadores.
A empresa queria que os bônus fossem pagos de acordo com o desempenho dos empregados e o cumprimento de metas, sistema válido para os demais empregados da mineradora ao redor do mundo, segundo Tito Martins, diretor-executivo da Vale responsável por operações da antiga Inco no Canadá.
Passado o pico do preço do níquel, em 2008, a Vale argumenta que não tinha como manter a rentabilidade das minas sem mexer no sistema de remuneração dos empregados e desvinculá-lo do preço do minério.
Para ter validade, o acordo entre Vale e sindicato precisa ser ratificado em assembleia de trabalhadores, o que deve ocorrer nos próximos dias.


Texto Anterior: Problema de visão é a principal queixa
Próximo Texto: Falência: Nova Mix pode adquirir filial da Nilza por R$ 7,5 mi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.