São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibovespa recua em dia de Copa e poucos negócios

Bolsa paulista viu seu giro regular cair praticamente à metade ontem

Investidor aguarda julho, dizem analistas, que apontam ainda indicadores pouco animadores nos EUA

EPAMINONDAS NETO
DE SÃO PAULO

Apesar de globalizada, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) também "parou" para ver o jogo da seleção brasileira pela Copa, o que reduziu praticamente à metade seu giro regular.
O "termômetro" do mercado, o Ibovespa, recuou 0,92%, num dia também negativo para a Bolsa de Nova York (leve queda de 0,05% para o Dow Jones).
Segundo analistas, o investidor aguarda a virada do semestre para retomar os negócios. E o desânimo com o cenário mundial também desestimula novas apostas.
"Quem já teve a rentabilidade do mês não quer se arriscar mais. E quem não teve prefere ficar de fora", diz Expedito Araújo, da mesa da Alpes corretora.
Além da seleção brasileira, o mercado financeiro também monitorou os novos indicadores dos EUA, ainda pouco animadores.
O crescimento dos gastos ficou acima da expectativas, mas não convenceu: o consumo de bens duráveis segue em ritmo lento. Também não foi convincente o aumento da renda, visto como um efeito de contratações temporárias do governo.
Mas a reunião do G20 no final de semana mereceu uma leitura positiva dos analistas, devido ao duplo compromisso de reduzir os gastos públicos sem "sufocar" o crescimento econômico.
Na Europa, epicentro da crise atual, as Bolsas tiveram os desempenhos mais fortes do dia, a exemplo de Frankfurt (1,42%) e Paris (1,61%).
O mercado de moeda doméstica operou somente até as 13h30 (hora de Brasília), devido à Copa. E o dólar comercial foi vendido por R$ 1,783, em alta de 0,16%.


Texto Anterior: Análise/Siderurgia: Japão faz teste de "swaps" de minério de ferro para proteção contra volatilidade
Próximo Texto: Reserva para ações do BB termina hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.