São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

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Para analistas, consumidor será beneficiado

DE SÃO PAULO

Analistas de mercado afirmam que a entrada da PT (Portugal Telecom) na Oi e a compra da participação da PT na Vivo pela Telefónica devem acirrar a concorrência e gerar aumento de ofertas no país com queda de preços.
Isso não ocorrerá automaticamente. Seis meses após a concretização dos dois negócios, o consumidor já poderá perceber o lançamento de mais pacotes combinados de internet, TV por assinatura, telefone fixo e celular em todo o território nacional.
O preço desses pacotes será alto, mas, comparando cada um dos serviços caso fossem adquiridos separadamente, espera-se uma queda de 30%, em média.
Outra mudança será a oferta de pacotes de celular atrelados à telefonia fixa. É o que deve fazer a Telefônica fora de São Paulo, aproveitando-se da estrutura da Vivo. Como as duas redes (fixa e móvel) pertencerão à mesma empresa, será possível, por exemplo, oferecer minutos de celular para chamadas de longa distância e cobrá-los como ligações locais.
A TIM conseguiu fazer isso após a incorporação da Intelig (operadora fixa de longa distância) e ultrapassou a Embratel, que antes liderava nesse tipo de chamada.
A fusão da Embratel com a Claro, que pertencem ao grupo mexicano América Móvil, também mira esse novo cenário.
Essa mudança permitirá às teles incentivar o uso do celular para telefonemas, enquanto investem para dar conta do crescimento explosivo da internet pela rede 3G (terceira geração). (JW)


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