São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

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"Toda empresa tem de pensar para fora do mercado doméstico"

DO ENVIADO A SEUL

Para Robert Yi, vice-presidente de relações com o investidor da Samsung Electronics, o Brasil tem o papel de base da empresa na América Latina. (FM)

 


Importância do Brasil O Brasil é o mercado mais importante para a América do Sul. É muito interessante, porque tem uma proteção muito forte da economia doméstica. O Brasil não é só um mercado consumidor, temos uma base industrial para a América Latina, portanto está se tornando muito importante para a empresa.

Foco internacional
Uma empresa como a Samsung Electronics tem de colocar seu foco em mercados internacionais. Se tivéssemos focado o mercado sul-coreano, definitivamente não teríamos crescido tanto: 90% das vendas ocorrem fora da Coreia. Qualquer empresa hoje tem de pensar para fora do mercado doméstico, a não ser que você esteja nos EUA.

China
Neste ano, aumentamos os salários da Samsung na China em 20%. A China não tem mais trabalho barato, o Vietnã é muito mais barato. Mas não estamos mudando nossa manufatura para o Vietnã.
Quando olhamos para o mercado chinês até cinco, oito anos atrás, víamos uma base industrial de mão de obra barata. Agora vemos um grande mercado consumidor.

Crise asiática
Até 1996, as empresas sul-coreanas nunca pensavam em demitir funcionários. Um trabalho era para toda a vida, não importava se era lucrativo. As empresas dependiam muito de empréstimos bancários para apoiar seu crescimento, sem se preocupar com a administração.
A crise de 1996/1997 basicamente acabou com esse conceito. A Samsung quase foi à falência porque todo o financiamento foi cortado. E, por causa disso, fizemos uma reestruturação significativa, encolhemos negócios não lucrativos com demissões.

Tecnologia
O setor de pesquisa e desenvolvimento emprega entre 25% e 30% dos funcionários da Samsung Electronics. Considerando apenas a Coreia do Sul, aproxima-se de 40%. Gastamos de 8% a 10% da nossa receita na área.

Marketing esportivo
O que é realmente importante é o investimento contínuo. Se alguém patrocina uma Copa ou uma Olimpíada e depois para, as pessoas simplesmente esquecem.


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