São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

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Executivo deixa banco para abrir TV

Superintendente do JPMorgan Chase troca carreira pelo Esporte Interativo, canal aberto com programação 24 horas

Conteúdo inclui telejornais, debates e a exibição de campeonatos, como a Liga dos Campeões

Rafael Andrade/Folhapress
Edgar Diniz, do Esporte Interativo, na sede da TV, no Rio

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

O senso de oportunidade e a disposição ao risco são fundamentais para quem busca sucesso no setor financeiro.
Mas foram justamente essas características que levaram o então executivo do banco JPMorgan Chase a mudar de carreira.
Em 1999, aos 30 anos e prestes a ser pai pela primeira vez, Edgar Diniz, superintendente de fusões e aquisições, fazia a grande aposta.
O economista interrompia a trajetória de quase dez anos em território conhecido para se aventurar como empresário no segmento do marketing esportivo, pouco explorado àquela época no Brasil.
Hoje, aos 41 anos, ele não tem dúvida de que escolheu o melhor caminho.
"Estava feliz, gostava do que fazia, mas vi uma oportunidade muito clara de negócio que se juntava à minha paixão: o esporte."
Foi assim que, há 11 anos, nascia -com Luiza, filha de Diniz- a TopSports.
Mais tarde, a empresa seria controladora da TV Esporte Interativo, presidida pelo executivo.
No ar pelo canal 36 UHF em São Paulo e via parabólica no país inteiro, é a única TV aberta brasileira com grade 100% esportiva 24 horas por dia.
O conteúdo inclui telejornais, debates e exibição de campeonatos, como a Liga dos Campeões, principal torneio do futebol europeu.
O Esporte Interativo (que possui também um portal na web com programação ao vivo) tem os direitos de transmissão de mais de 15 torneios de várias modalidades.
A maior parte do negócio (70%) é mantida com patrocínio de empresas, como TIM, Gillette e Visa.
Uma parcela de 25% é sustentada por serviços de celular -como notícias em texto e vídeos sobre esporte que chegam aos assinantes.
E 5% das receitas vêm da comercialização de produtos esportivos, pela loja virtual Shop do Esporte.

NORDESTE
Antes de se arriscar no mundo da mídia televisiva, uma das principais empreitadas da TopSports foi a criação, em 2001, do Campeonato do Nordeste de futebol.
A Folha apurou que a edição atual do torneio tem movimentação estimada de R$ 15 milhões: metade referente a patrocínio e metade a direitos de transmissão.
"As empresas enxergam o Nordeste como um importante mercado regional. Mas, antes desse campeonato, não havia um grande evento que agregasse público de vários Estados", diz Diniz.

DE MARKETING PARA TV
Segundo o empresário, "o sucesso do Campeonato do Nordeste" deu força à ideia de transformar o negócio de marketing esportivo em um grupo de TV.
Nascia então, em 2003, o Esporte Interativo.
Inicialmente, o trabalho foi feito em parceria com a Band, que fornecia o espaço na programação. As receitas eram divididas "meio a meio" pelas empresas.
Mas Diniz vislumbrou a possibilidade de mais. E, em 2007, o Esporte Interativo se transformou em um canal, que, hoje, negocia a transmissão compartilhada de alguns campeonatos.
Desde então, o alcance estimado aumentou 70%.


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