São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Samsung supera Apple em smartphones

Asiática alcançou participação de mercado de 23,8% no terceiro trimestre; fatia do iPhone ficou em 14,6%

Divisão de celulares da sul-coreana registrou lucro superior ao segmento de chips pela primeira vez

DO "FINANCIAL TIMES"

A Samsung superou a Apple e se tornou a maior fabricante mundial de smartphones, com uma alta de 40% no volume de vendas do terceiro trimestre.
Segundo a consultoria Strategy Analytics, a empresa comercializou 27,8 milhões de smartphones no trimestre, ficando com 23,8% do mercado, ante 17,1 milhões de unidades e 14,6% do mercado para a Apple. A fabricante dos iPhones havia ficado em primeiro no trimestre anterior .
"A ascensão da Samsung foi impulsionada por uma combinação de design elegante para seus produtos, serviços populares oferecidos via Android, submarcas memoráveis e uma extensa rede mundial de distribuição", afirmou a Strategy Analytics.
As vendas do iPhone caíram no trimestre em boa parte porque os compradores aguardavam o lançamento de um novo modelo, o iPhone 4S, que bateu o recorde de vendas da Apple - 4 milhões em três dias.
O lucro operacional para as operações de celulares da Samsung mais que dobrou, para o recorde de 2,52 trilhões de won (US$ 2,32 bilhões), no período, o que equivale a 60% do lucro operacional total da empresa.
Pela primeira vez, a cifra supera a fatia conquistada pela divisão de chips, a linha básica da companhia.
A margem de lucro da Samsung com os celulares foi de 16,9% no período. A companhia é a segunda mais lucrativa entre as fabricantes mundiais de celulares, depois da Apple, que registrou margem de lucro operacional de 30,8% no terceiro trimestre.
A Samsung espera repetir o forte resultado no setor de celulares no quarto trimestre.
Para o analista Park Kang-ho, apesar do bom desempenho na venda de smartphones, a Samsung enfrenta o desafio de conquistar maior espaço no segmento de tablets.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Kátia Abreu: Crime de lesa-humanidade
Próximo Texto: Versão revisada do Google TV é aberta a aplicativos do Android
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.