São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planeje os gastos de Natal e as contas de 2011

DE SÃO PAULO

Para evitar que o ciclo se repita e o 13º salário de 2011 sirva para pagar dívidas, é fundamental planejar as finanças pessoais desde já.
Segundo o planejador financeiro pessoal Valter Police Jr., o primeiro passo é evitar o descontrole na compra dos presentes de Natal.
Ele orienta o consumidor a fazer um orçamento de quanto pode gastar e não ultrapassá-lo. E, antes de iniciar as compras, pesquisar muito na internet e em lojas.
"É preciso ter consciência de que o gasto não deve ser proporcional ao amor e carinho. Troque um presente caro por algo com um significado diferente", aconselha.
Police Jr. sugere uma foto com dedicatória, um cartão, fazer algo você mesmo, ou comprar algo de uma cooperativa que simbolize uma preocupação em comum.
O planejador financeiro considera que a melhor forma de organizar as finanças ao longo do ano é fazer um orçamento doméstico simples com as grandes contas: alimentação, vestuário, saúde, lazer, educação etc.
Ele recomenda que, antes de marcar as despesas, a pessoa planeje quanto pode gastar em cada item. Durante o mês, deve registrar quanto gastou e, ao atingir o valor, deve interromper os gastos.
"Isso cria uma certa disciplina e demanda só dez minutos por semana. É um pequeno planejamento que, se a pessoa seguir, vai chegar ao final do ano com seus objetivos cumpridos", afirma.
Segundo Police Jr., cada um deve fazer o registro como achar mais conveniente. Se for diário, provavelmente será desestimulante.
(MS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: 13º Salário/Investimentos: Curto prazo pune aplicador e exige investimento livre de risco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.