São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Não tem trabalho que justifique cobrar 2,5% ao ano"

Economista critica altas taxas cobradas por bancos e mostra que Tesouro Direto pode ser mais rentável que plano de previdência

DE SÃO PAULO

Apesar dos benefícios fiscais oferecidos pelos planos de previdência privada, as altas taxas de administração cobradas pelos bancos tornam a maioria das aplicações menos rentáveis que outros tipos de investimento.
A crítica é de Fernando Meibak, consultor financeiro certificado e sócio-diretor da consultoria Moneyplan.
Segundo o economista, que trabalhou em bancos como HSBC, UBS e Real, até mesmo o plano PGBL com Imposto de Renda regressivo (o que oferece a maior oportunidade de ganho fiscal) perde, em alguns casos, para o investimento por meio do Tesouro Direto.
As simulações, feitas a pedido da Folha, considerando rentabilidade anual de 10% nas duas aplicações e taxas comumente praticadas pelo mercado, mostram que o plano PGBL com IR regressivo só seria mais rentável para investimentos com duração entre 7 e 20 anos. No caso do IR progressivo, o investimento no Tesouro Direto seria sempre melhor.
Na simulação, o plano PGBL teria taxa de administração de 2,5% ao ano e taxa de carregamento de 2%.
Para o investimento no Tesouro Direto, que pode ser feito por meio de bancos ou corretoras, supôs-se uma taxa de 0,65% ao ano.
Autor do livro recém-lançado "O Futuro Irá Chegar", Meibak afirma que falta concorrência entre os bancos.
(MARIANA SCHREIBER)

 

Folha - As taxas não fazem sentido?
Fernando Meibak
- Há pouco tempo dei assessoria para uma pessoa que tinha investido em dois fundos Petrobras de um determinado banco. Quase cai para trás. Um fundo de ações Petrobras tem zero de análise. Só pode comprar ações Petrobras, quer esteja bem ou mal. Então, como é que pode um gestor cobrar taxa de administração de 2,5% ao ano?
É o exemplo gritante de que não tem trabalho que justifique cobrar 2,5%. No outro extremo, um fundo de renda fixa, que em geral compra título público que rende a própria Selic, também não tem qualquer trabalho de pesquisa.

Por que as taxas são tão altas?
As pessoas associam muito os bancos a segurança.
O grande problema é que não tem tanta concorrência. Os maiores gestores estão nas butiques de investimento, mas elas não têm capacidade de distribuição devido a aspectos culturais.
Então os bancos ficam olhando outros bancos e as taxas ficam muito parecidas. Não tem sentido eu colocar 2% se todos põem 4%.

Folha - Mas é viável uma pessoa comum gerir seus investimentos para aposentadoria?
O Tesouro Direto é relativamente simples e é mais barato do que outros produtos de renda fixa. À medida que os recursos são de longo prazo, você vai comprar uma Letra do Tesouro Nacional para vencer em 2030, 2040.
Se estivéssemos num ambiente de juros muito baixos no Brasil, poderia ter risco de subida de juros. Mas há uma tendência clara de queda.
Se você compra um título atrelado ao IPCA mais 6% ao ano por 30 anos, é altamente provável que daqui a cinco anos a taxa de juros para esse título esteja em 4% ou 3%.
Não é difícil também investir em ações. Prefira papéis de empresas líderes, ou invista em ETFs (fundos com baixas taxas de administração que replicam a composição de índices).


Texto Anterior: Fundo se adapta à necessidade do cliente
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.