São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Crise no país tem origem em estouro de bolha

DE LONDRES

A crise na Irlanda eclodiu em 2008, com a mundial. A bolha imobiliária explodiu, o preço dos imóveis caiu até 60%, e os bancos, que foram irresponsáveis na concessão de empréstimos em busca de lucro fácil, ficaram com créditos de pessoas que não tinham como pagar.
O governo, com medo de quebra total do sistema, disse que garantiria os bancos. Injetou bilhões e viu sua dívida explodir.
Com recessão e a decorrente queda da arrecadação, o deficit público subiu e deve chegar a 11,7% do PIB neste ano. Pelo acordo de ontem, tem de ficar abaixo de 3% até 2015.
O mercado passou a crer que a situação era insolúvel e que a Irlanda estava à beira do calote. Exigiu juros acima de 9% ao ano por títulos de dez anos.
A crise se espalhou para Portugal, Espanha, Itália e Bélgica, que também tiveram de pagar juros acima da média. O medo é que a Espanha não consiga fechar suas contas sem ter de recorrer à ajuda da UE.
Socorrê-la poderia desestabilizar a região e acabar com a moeda única.


Texto Anterior: UE aprova ajuda de € 85 bi para Irlanda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.