São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Aeroportos dos EUA já adotam gerência local

DE WASHINGTON

Nos EUA, cada aeroporto tem seu administrador local responsável pelas operações do dia a dia -uma espécie de CEO, nas palavras da Federal Aviation Administration (FAA, Administração Federal de Aviação).
Os aeroportos americanos são em geral privados ou semiprivados.
O CEO de cada um responde à autoridade aeroportuária local, formada pela prefeitura ou pelo condado onde se encontra.
Policiais que trabalham nos aeroportos em vigilância contra crimes comuns também são de responsabilidade da autoridade local.
Na esfera federal, há duas agências que regulam aeroportos -a FAA e a TSA (Transportation Security Administration, ou Administração de Segurança dos Transportes).
A FAA opera o licenciamento dos aeroportos, estabelece regras de operação e verifica seu cumprimento. Funciona a partir do Departamento dos Transportes.
A TSA assumiu, após os atentados de 11 de Setembro, a parte de segurança dos passageiros, que até essa data era função da FAA.
A agência de segurança funciona dentro do Departamento de Segurança Doméstica. A parte de checagem de passageiros, bagagem e carga é feita pela TSA.
O Departamento dos Transportes e o de Segurança Doméstica colaboram na proteção de infraestrutura e segurança.


Texto Anterior: Abertura da Infraero começa neste ano
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.