São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Diretor da ANP fez outros anúncios antecipados

DO RIO

Não é a primeira vez que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, antecipa-se e faz anúncios e estimativas de reservas de petróleo que mexeram com o mercado e com as ações da Petrobras.
No ano passado, com base em estudo da ANP, ele previu as reservas totais do pré-sal da bacia de Santos em 80 bilhões de barris. Até então, a Petrobras só havia estimado a descoberta de Tupi -de 5 bilhões a 8 bilhões de barris.
Na época, ele disse que a estimativa levava em conta apenas a parte concedida nos leilões organizados pela ANP, que corresponde a 42% do pré-sal da bacia de Santos.
Segundo ele, haveria a possibilidade de que os campos desconhecidos, na área sem concessão, ultrapassassem 100 bilhões de barris -o que colocaria o país entre as quatro maiores reservas de petróleo do mundo.
"Sair das reservas atuais para esse volume é uma mudança tão grande que modifica o panorama da geopolítica do petróleo", afirmou Lima, na ocasião.
O diretor-geral da ANP calculou ainda qual seria o valor das reservas, considerando o preço do petróleo a US$ 60 o barril: US$ 3 trilhões.
Antes, Lima já havia previsto que as reservas da área de Carioca, no bloco BM-S-9, seriam 33 bilhões de barris. Citou "fontes oficiosas" -que, mais tarde, se revelaram ser apenas num relatório divulgado por uma publicação especializada em petróleo. Até agora, a Petrobras não divulgou a sua estimativa para essa área.
A declaração de Lima teve repercussão negativa dentro do governo e na Petrobras pela falta de embasamento técnico.
Ex-deputado constituinte junto com o presidente Lula, Haroldo Lima foi indicado pelo PCdoB para o cargo. É engenheiro, mas não atuou na área de petróleo.
Como ANP não é uma empresa de capital aberto e sim uma agência reguladora, não está sujeita à fiscalização da CVM.


Texto Anterior: Mercado reclama de politização na ANP
Próximo Texto: Contas Públicas: Orçamento do país é transparente, aponta estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.