São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DESONERAÇÃO

Material de construção terá imposto reduzido até o fim de 2011

DE SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que vai prorrogar novamente a desoneração de material de construção. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para cerca de 45 produtos valerá até o fim de 2011 -venceria em dezembro.
Para justificar a medida, o ministro afirmou que o setor é um dos maiores geradores de emprego do país. "O setor é um dos principais motores do desenvolvimento brasileiro."
Mantega admitiu ainda que a pasta estudará mudanças no PIS e na Cofins do setor de materiais e a ampliação do benefício de IPI a mais produtos.
O pleito foi apresentado pela Abramat (associação de materiais de construção). Um estudo encomendado pela associação à FGV (Fundação Getulio Vargas) apontou que essas mudanças gerariam, em três ano, um adicional de 1,2% no PIB e 1 milhão de empregos.
O estudo mostra que a receita de tributos na construção civil cresceu 2,5% em 2009, para R$ 45,9 bilhões, apesar da redução do IPI iniciada em abril.
Para o presidente da Abramat, Melvyn Fox, o governo decidiu prorrogar o benefício para não não ter impacto nos projetos do Minha Casa, Minha Vida. Ele acredita ainda que o governo deve anunciar em breve a redução permanente do IPI para o setor.


Texto Anterior: Nota Fiscal Eletrônica: Termina hoje o prazo para indicar imóvel que terá desconto no IPTU
Próximo Texto: Commodities: Baixo consumo de suco preocupa setor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.