São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTÍMULO

Japão terá plano de US$ 11 bi para compensar valorização da moeda

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O governo do Japão anunciou ontem que prepara um novo plano de estímulo econômico, de 920 bilhões de ienes (cerca de US$ 11 bilhões), com o objetivo de proteger a frágil recuperação do país e conter o impacto da valorização da moeda nipônica.
"Estabelecemos um plano básico que envolve o emprego, os investimentos, a educação, a luta contra os desastres naturais nos municípios e reformas regulamentares, para criar uma maior atividade", afirmou o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan.
O banco central do país asiático expandiu seu programa de empréstimos baratos atendendo aos pedidos do governo para agir contra a alta do iene, deixando a porta aberta para mais afrouxamento monetário.
O iene saltou mais de 1% ante o dólar após o anúncio do banco, que investidores classificaram como um gesto simbólico que pouco fará para conter a valorização da moeda.
O banco central manteve os juros a 0,1% e estendeu medidas de flexibilização
"O movimento de hoje [ontem] não é um movimento ousado", disse Simon Wong, economista do Standard Chartered Bank em Hong Kong.
O mercado ficou desapontado com o fato de o BC não ter adotado medidas mais agressivas, como aumentar a compra de bônus do governo japonês ou reduzir a taxa de juro, de 0,1% para zero.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Temperatura e doença podem impedir supersafra de soja nos Estados Unidos
Próximo Texto: Investidores se retraem e Bolsa de SP recua 2%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.