São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2011

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Mídia fatura 2,7% mais no primeiro semestre

Faturamento dos veículos de comunicação brasileiros se aproxima dos R$ 13 bilhões

DE SÃO PAULO

O faturamento da mídia brasileira com publicidade cresceu 2,7% no primeiro semestre, alcançando R$ 12,86 bilhões.
O crescimento se deu sobre um semestre excepcional para o mercado publicitário. A Copa da África do Sul foi responsável por elevar o faturamento da mídia brasileira em quase 30% na primeira metade de 2010, na comparação com igual período de 2009.
Os números não levam em conta a inflação.
Os dados constam do Projeto Inter-Meios, pesquisa mensal que registra os investimentos em mídia.
O projeto é coordenado pelo "Meio& Mensagem" e auditado pela PricewaterhouseCoopers. O valor apurado corresponde a cerca de 90% do total faturado pela mídia brasileira.
A TV aberta, que em 2010 bateu recorde de participação no total da verba publicitária, viu sua receita aumentar 1,82%, para R$ 8,15 bilhões. A participação da TV aberta em todo o bolo publicitário foi de 61,6% em junho.
A internet prossegue liderando no ritmo de crescimento, com 16%. O meio alcançou 5,5% de participação em junho e faturamento bruto de R$ 625,4 milhões no semestre.
O meio jornal registrou alta de 0,04%, encerrando a primeira metade do ano com R$ 1,599 bilhão. A participação foi de 12,29%.
As revistas cresceram 3,25%, encerrando o semestre com R$ 885,7 milhões.
Depois da internet, a mídia exterior (14,38%) e a TV por assinatura (9,86%) foram as que mais cresceram. As receitas de cinema, rádio e guias e listas encolheram.


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