São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em 2010, só o ouro supera com folga inflação anual pelo IGP-M

DE SÃO PAULO

Só o ouro, investimento restrito e cujos preços subiram 32,26% neste ano, conseguiu bater com folga a inflação de 11,32% pelo IGP-M.
Pouco utilizado como aplicação no Brasil, o metal subiu neste ano com a procura dos investidores globais por proteção contra a desvalorização internacional do dólar.
Os fundos de renda fixa, que compram papéis da dívida brasileira prefixada, devem empatar com o IGP-M. Esses fundos renderam 11,37% até o último dia 27.
A poupança rendeu até ontem 6,9% e deve superar com pouca folga o IPCA, índice oficial de inflação, que deve ficar em 5,9% em 2010.
Os fundos DI, que seguem os juros do governo, renderam em média 9,73% até o último dia 27. Já os CDBs prefixados dos bancos comerciais renderam 9,97% no ano.
"A inflação subiu muito nos últimos meses, mas o BC não elevou a taxa de juros. Por isso, vamos fechar o ano com boa parte das aplicações perdendo para a inflação. Realmente, foi muito ruim para o investidor", disse Fabio Colombo, administrador de investimentos pessoais.
Até a Bolsa, que subiu 82,66% no ano passado, apanhou para a inflação. Neste ano, o Ibovespa decepcionou com alta de apenas 1,04%. O dólar foi a pior aplicação, com baixa de 4,42%.
"Para 2011, o governo parece que vai subir os juros, mas será uma corrida contra a inflação. Não acredito que a Bolsa suba muito", disse.


Texto Anterior: Análise: Desaparecem, daqui para a frente, as opções mais óbvias
Próximo Texto: Governo Lula é exemplo para outros, diz investidor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.