Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filho de Gaddafi é capturado no sul da Líbia

Saif al Islam era tido como herdeiro político do ex-ditador e havia temor de que poderia lançar insurgência contra atual regime

Ele foi visto por muitos anos como a promessa de modernizar o país, mas hoje é acusado de assassinato pelo TPI

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Saif al Islam, 39, o segundo filho do ex-ditador da Líbia Muammar Gaddafi e considerado seu herdeiro político, foi preso ontem no sul do país, próximo da fronteira com o Níger, de acordo com o governo líbio.

A captura de Saif teria ocorrido na cidade de Obari, 600 km ao sul de Tripoli. Ele foi levado para Zintan, sede de uma das maiores brigadas revolucionárias da Líbia.

Ele estaria tentando cruzar com dois ajudantes a fronteira com o Níger, onde sua família tinha muito apoio devido aos investimentos feitos no país e onde seu irmão Saadi recebeu asilo.

Uma jornalista da Reuters que estava a bordo do avião que transportou Saif para Zintan conversou com ele, que disse estar bem.

Imagens da TV líbia Al Ahrar mostram um homem preso muito parecido com Saif com curativos em três dos seus dedos -os ferimentos, segundo disse à Reuters, foram provocados por um ataque há um mês da Otan (aliança militar ocidental).

O paradeiro do filho de Gaddafi era desconhecido desde que os então insurgentes assumiram o controle de Tripoli, no final de agosto.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) disse no final de outubro, pouco depois da morte do ex-ditador, que negociava a rendição de Saif -acusado pelo assassinato e tortura praticados contra insurgentes na Líbia.

Bashir Thaelba, comandante da milícia que capturou Saif, disse que ele não será entregue à autoridade central enquanto o novo governo não for formado, o que deve ocorrer nesta semana.

O premiê interino Abdurrahim al Keib disse a jornalistas em Zintan: "Asseguramos aos líbios e ao mundo que Saif al Islam receberá um julgamento justo."

Um porta-voz do TPI, Fadi El Abdallah, disse à emissora britânica BBC que a Líbia tem agora uma obrigação legal de entregá-lo ao tribunal internacional.

Porta-vozes da União Europeia e dos Estados Unidos pediram ontem que as autoridades líbias garantam a segurança pessoal e direitos jurídicos a Saif.

HERDEIRO

A prisão de Saif era um dos principais objetivos dos ex-rebeldes, já que ele era considerado o único dos filhos de Gaddafi que ainda poderia iniciar uma insurgência.

Ele era visto como o herdeiro político do então ditador e prometia modernizar o país, depois de fazer mestrado no Reino Unido, na London School of Economics (LSE).

Porém, no ínicio dos protestos contra o regime, em fevereiro, Saif prometeu "rios de sangue" caso os manifestantes não recuassem e disse que esmagaria os "ratos".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.