Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

França obriga que bafômetros estejam em boates e carros

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Aos moldes da campanha brasileira "se beber, não dirija", a França obrigou desde ontem casas noturnas e bares a ter bafômetros disponível para uso de seus clientes.

A medida determina que discotecas e estabelecimentos noturnos que vendem álcool tenham bafômetros químicos ou eletrônicos.

A ideia é que os clientes solicitem e usem os aparelhos para saber o nível de álcool consumido antes de saírem do local dirigindo.

O anúncio foi feito em comunicado dos ministérios do Transporte, do Interior e da Saúde da França.

A regra serve como um "treino" para nova legislação para prevenir os acidentes de trânsito.

E entra em vigor um dia depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciar que antes de meados de 2012 todos os veículos do país terão que possuir obrigatoriamente um bafômetro a bordo, para estimular as pessoas a medirem seu nível etílico antes de dar a partida.

Cartazes serão colocados na saída dos bares e das discotecas com a frase "sopre e saberá" para incentivar a prática de uso do bafômetro. O governo francês espera que "o gesto de autocontrole se torne generalizado".

A medida chega semanas antes das festas de fim de ano, quando tradicionalmente ocorrem mais prisões e acidentes de trânsito por casos de embriaguez ao volante.

Dados oficiais franceses indicam que o problema afeta principalmente os jovens. A cada semana, 20 pessoas entre 15 e 24 anos perdem a vida nas estradas da França.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.