Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Menino é morto na Índia por ter nome de casta superior

Homem rico, suspeito do crime, teria pedido para que ele alterasse o nome

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um menino de 14 anos foi morto na Índia por causa do seu nome. Ele pertencia à casta dos dalit -também conhecidos como "intocáveis", a mais baixa do sistema indiano- e era homônimo do filho de um homem rico, chamado Jawahar Chaudhary.

A polícia local informou ontem ter localizado o corpo de Neeraj Kumar, no dia 23 de novembro, em um terreno baldio, no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia.

O fato ocorreu no vilarejo de Radhaupur. Segundo a perícia, Neeraj teria sido estrangulado.

De acordo com as autoridades, Chaudhary teria pedido para o pai do menino Neeraj mudar o nome de seu próprio filho. O motivo do pedido: a família de Chaudhary era de uma casta superior.

Chaudhary, porém, nega envolvimento na morte de Neeraj e afirma que sua família está sendo incriminada pela polícia local. Os dois filhos de Chaudhary -Neeraj e Dheeraj- estão desaparecidos. A polícia prendeu dois amigos da família que estariam envolvidos no crime.

O subdelegado da polícia local, Praveen Kumar, informou que Ram Sumer, o pai do menino dalit morto, e Jawahar Chaudhary têm filhos com nomes de Neeraj e Dheeraj e que isto gerou problemas entre as duas famílias.

No dia 22 de novembro, Neeraj saiu de casa depois do jantar para ver televisão na casa de um amigo. Foi a última vez em que foi visto com vida. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte.

SISTEMA DE CASTAS

A discriminação por castas é considerada ilegal na Índia, desde 1976. No entanto, o preconceito ainda é frequente em muitas regiões do país.

O líder indiano Mahatma Gandhi e a princesa Diana foram algumas das personalidades políticas que defenderam internacionalmente o combate a este tipo de discriminação na Índia.

As castas são determinadas de acordo com o nascimento de um indivíduo. São baseadas no grupo social e hereditárias.

Com mais de 1 bilhão de habitantes, quase 16% da população do país -160 milhões de pessoas- são dalits e estão na parte inferior da hierarquia.

Na Índia, o sistema de castas data de 3.000 anos atrás. Originalmente, a sociedade indiana era dividida de acordo com categorias de trabalho. Este sistema mais tarde se desenvolveu em divisões sociais mais complexas.

Além da Índia, também há registro de discriminação por castas em regiões do Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Nigéria, Senegal e Mauritânia.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.