Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Milhares contestam pleito que deu vitória a Putin

Dmitry Lovetsky/Associated Press
Manifestante é detido durante protesto em São Petersburgo
Manifestante é detido durante protesto em São Petersburgo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de pessoas saíram às ruas em Moscou e em outras cidades do país para denunciar fraudes nas eleições que deram uma apertada maioria ao partido Rússia Unida, do premiê Vladimir Putin, na Duma (Câmara baixa).

Na capital, os protestos reuniram entre 5 mil e 10 mil manifestantes para pedir novas eleições e uma "Rússia sem Putin". O político foi presidente entre 2000 e 2008, e, desde então, é primeiro-ministro. Ele pretende concorrer novamente à Presidência em março.

Os observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) disseram ter registrado "várias irregularidades" no pleito, como o preenchimento ilegal de urnas e a manipulação de listas de eleitores.

O presidente Dmitry Medvedev disse que a eleição foi "honesta e democrática".

Mesmo perdendo 77 cadeiras e com menos de 50% dos votos, o Rússia Unida ainda ficou com uma maioria de 238 das 450 cadeiras da Duma. Isso porque alguns partidos pequenos conquistaram votos, mas não o suficiente para obter cadeiras na casa.

O Partido Comunista ganhou 92 vagas, seguido do Rússia Justa, que passou de 38 para 64 cadeiras. O Liberal Democrata conquistou 56.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.