Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gorbatchov pede anulação de eleições e novo pleito na Rússia

Universidades teriam obrigado estudantes a votar pró-governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Diante das denúncias de fraude nas eleições parlamentares do último domingo, o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov (1985-91) pediu ontem que as autoridades russas anulem os resultados e convoquem novo pleito.

Segundo ele, "a cada dia que passa, mais russos consideram que os resultados eleitorais não são limpos".

"Os dirigentes do país devem admitir a ocorrência de inúmeras falsificações e fraudes, e que os resultados não refletem a vontade dos eleitores", disse Gorbatchov à agência Interfax.

Ontem, manifestantes saíram pelo terceiro dia às ruas de Moscou e São Petersburgo para contestar o pleito que deu maioria ao Rússia Unida, do premiê Vladimir Putin.

No entanto, desta vez eles estavam em menor número: cerca de 300 em cada cidade.

A exceção foi no enclave báltico de Kaliningrado, na fronteira com a Polônia, onde os protestos começaram ontem e reuniram mil pessoas.

Três dias após as eleições, o presidente da União dos Estudantes da Rússia, Artiom Khromov, denunciou que, em algumas universidades, jovens foram obrigados a votar no partido governista e agora são forçados a se manifestar a favor do governo.

Ontem, Putin registrou sua candidatura à presidência.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.