Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gingrich é atacado durante debate por declaração contra palestinos

Pré-candidatos republicanos trocam acusações na televisão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Newt Gingrich foi alvo de críticas anteontem à noite durante o debate presidencial entre os pré-candidatos republicanos nos EUA após ter dito mais cedo a um canal de TV a cabo que os palestinos seriam um povo "inventado".

O pré-candidato manteve sua declaração no debate. "Alguém deveria ter a coragem de dizer a verdade. Essas pessoas são terroristas".

Seu principal rival, Mitt Romney, disse que suas declarações apenas tornam mais difícil a negociação de paz no Oriente Médio.

"Vamos dizer a verdade, mas não vamos jogar palavras incendiárias em um lugar que é um caldeirão fervendo", disse Romney.

Ontem, a Liga Árabe disse que as declarações foram "irresponsáveis e perigosas".

A rede de TV NBC divulgou pesquisa estimando que a vantagem de Gingrich sobre Romney é de 19 pontos percentuais na Carolina do Sul -Estado que realiza as primárias em 21 de janeiro.

Gingrich, ex-presidente da Câmara, foi retratado no debate por seus rivais como alguém ligado demais a Washington.

Durante o debate, Romney, ex-governador de Massachusetts, contrastou sua experiência em negócios com o passado de Gingrich na política, dizendo que americanos "não precisam de gente que passou a vida toda em Washington".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.