Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC dos BCs alerta para contração do volume de crédito

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O BIS (Banco de Colocações Internacionais, o banco central dos bancos centrais) advertiu ontem que os bancos europeus devem enfrentar cada vez mais dificuldades para conseguir financiamento nos mercados.

A crise de 2008 foi justamente agravada quando a circulação de recursos entre os bancos paralisou.

Devido à crise, a captação líquida de recursos recuou para o menor nível em quase dez anos, alerta o BIS, em relatório publicado ontem.

O cenário agravou a desconfiança dos investidores no setor bancário europeu, dificultando que essas instituições coloquem títulos na praça e tomem recursos no mercado interbancário.

O relatório aponta ainda que mais metade dos empréstimos do BCE (Banco Central Europeu) a bancos do continente foi dirigida para instituições francesas, irlandesas e italianas.

Para o BIS, as dificuldades de financiamento devem aumentar a dependência das instituições financeiras da ajuda do BCE para manter a circulação de recursos.

Na semana passada, o BCE já anunciou novas condições para facilitar a concessão de financiamento.

CHINA

O presidente da China, Hu Jintao, pediu ontem que o país seja reconhecido como uma economia de mercado pelos países desenvolvidos, e afirmou que as importações devem aumentar nos próximos anos.

O sinal de boa vontade do líder chinês surge um dia depois do governo ter divulgado que o superavit comercial do país encolheu 35% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, afetado pela crise.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.