Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comitê governaria país até que Kim Jong-un assuma o poder

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um comitê formado por militares e políticos deve governar a Coreia do Norte até que Kim Jong-un, sucessor do ditador Kim Jong-il -morto de infarto no último sábado- assuma formalmente o poder.

A informação se baseia em informes da inteligência sul-coreana e foi divulgada ontem pelo parlamentar da Coreia do Sul Kwon Young-se.

Ele afirmou ainda que, embora o processo de sucessão já esteja em andamento, é impossível saber quando Jong-un -cuja idade estimada é entre 28 e 30 anos- efetivamente assumirá o poder.

Em 1994, quando Kim Il-sung morreu, a Coreia do Norte passou por um período de três anos de luto oficial antes que Jong-il assumisse o cargo.

No período atual de transição, o poder da dinastia Kim deve ser sustentado por Kyung-hee, irmã de Jong-il, que é general de Exército e alta liderança do Partido dos Trabalhadores, e seu marido, Jang Song-taek, vice presidente da poderosa Comissão Nacional de Defesa.

A inteligência sul-coreana teria descoberto ainda que oficiais do comando das Forças Armadas juraram lealdade a Jong-un e que forças de segurança receberam reforços nas principais cidades.

A mídia estatal norte-coreana afirmou, por sua vez, que Jong-un já tem "completo controle sobre os militares". Analistas acreditam que ele tenha dado ordens para que oficiais e praças abandonem exercícios e voltem aos quartéis para evitar possíveis deserções em caso de tumultos.

A imprensa oficial também afirmou que mais de 5 milhões de pessoas já se dirigiram a monumentos e praças da capital Pyongyang para prestar homenagens a Jong-il desde o anúncio de sua morte. O enterro deve acontecer entre os dias 28 e 29.

No lado sul-coreano da fronteira militarizada, ativistas lançaram balões com panfletos contrários ao sistema de sucessão do vizinho comunista. Alguns deles tinham a foto do cadáver do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.