Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Missão árabe na Síria não é confiável, diz ONG

ISABEL FLECK
DE SÃO PAULO

A missão de observadores da Liga Árabe para a Síria, como está composta, "não é confiável", e seus primeiros sinais são "muito perturbadores".

O alerta é da organização Human Rights Watch, que critica a escolha do general sudanês Mohamed Ahmed Mustafa al-Dabi, próximo ao ditador Omar Bashir, para chefiar o grupo.

"Estamos muito preocupados com a composição da missão. Não há transparência alguma", disse o vice-diretor da divisão de Oriente Médio e África da HRW, Joe Stork, à Folha, por telefone.

Al-Dabi foi diretor de inteligência militar do Sudão e é acusado por muitos de envolvimento no genocídio em Darfur, pelo qual Bashir teve prisão decretada pelo TPI (Tribunal Penal Internacional).

Os Comitês Locais de Médicos em Damasco disseram que a escolha de Al-Dabi "contamina os esforços" da Liga.

O general sudanês, que percorreu Homs nos últimos dois dias, disse ontem ter visto nas ruas alguma "bagunça", mas "nada assustador".

Para Stork, porém, o problema vai além de Al-Dabi. "A Liga Árabe deveria considerar retirar a missão para uma reorientação. Não dá para seguir com escolta do governo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.