Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC dos EUA vai passar a divulgar projeção para taxa básica de juros

Intenção é aumentar a transparência e a previsibilidade das ações

DE SÃO PAULO

Continuando com a sua política de aumento da transparência e da previsibilidade das suas ações, o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) vai começar a divulgar as suas previsões para a taxa básica de juros.

A partir da reunião do fim deste mês, a entidade vai publicar a previsão para os juros de cada um dos seus membros para o fim de 2012 e para os próximos anos.

Com a medida, o banco central vai abandonar o trecho adotado em agosto do ano passado em que prometia deixar os juros perto de zero até meados do ano que vem -a taxa permanece em uma banda de zero a 0,25% desde dezembro de 2008.

A decisão de divulgar as projeções, no entanto, não foi unânime dentro do banco central americano. Alguns dos membros do comitê monetária (os nomes não foram revelados na ata da reunião do mês passado) disseram que não "viam fornecer as projeções da política [de juros] como um passo útil neste momento".

A intenção do anúncio é tornar mais previsíveis as ações do Fed, permitindo que as empresas, por exemplo, possam planejar melhor seus investimentos.

Ao avisar que os juros vão continuar baixos, ele pode ajudar a estimular o crescimento da economia e a criação de vagas no mercado de trabalho.

O Fed não é o primeiro banco central a divulgar suas projeções para juros. Países como Noruega, Suécia e Nova Zelândia já fazem isso. O Brasil não adota a prática.

A divulgação desses dados faz parte da política de aumentar a transparência do banco central, adotada por Ben Bernanke desde que assumiu o comando da entidade, em 2006.

Entre as mudanças nos últimos anos, o Fed passou a publicar estimativas para a taxa de desemprego, inflação e variação do PIB dos EUA.

A partir do ano passado, Bernanke também passou a dar entrevista coletiva após as reuniões regulares do comitê de política monetária, repetindo, por exemplo, o que já ocorre no BCE (Banco Central Europeu).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.