Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney tem vitória apertada em Iowa

Ex-governador de Massachusetts obteve só 8 votos de vantagem em um universo de mais de 122 mil republicanos

Ele levará 7 dos 28 votos a que o Estado tem direito na Convenção Republicana, que vai escolher rival de Obama

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A DES MOINES, IOWA

Por apenas 8 votos em mais de 122 mil, Mitt Romney, o ex-governador de Massachusetts -cujo favoritismo para disputar a Presidência com Barack Obama ainda enfrenta resistência no Partido Republicano- venceu a prévia eleitoral de Iowa, que abre a disputa pela Casa Branca.

O maior ganhador da noite de terça, porém, foi o segundo colocado, Rick Santorum, cuja candidatura renasce com a prévia mais disputada da história do Estado.

"Estou no jogo!", festejou.

Com os mesmos 24,6% de Romney no "caucus" (conjunto de assembleias eleitorais) de Iowa e o fator surpresa a seu favor, o desacreditado ex-senador da Pensilvânia, que amarga o penúltimo lugar das pesquisas nacionais, deve ver seu caixa de campanha engordar.

A contagem de votos entrou pela madrugada e levou cinco horas até o anúncio do vencedor. O troca-troca na liderança levou os dois candidatos a agradecerem ao eleitorado antes do fim do processo, sem que pudessem cantar vitória.

Depois do discurso de Romney, às 23h30, seus simpatizantes deixaram o hotel onde acompanhavam a contagem, lamentando o que pensavam ser uma derrota.

O ex-governador estava a cinco votos do rival, e a organização chegou a declarar que ignorava o paradeiro do 1% de votos por apurar.

"Ganhar de lavada é sensacional, mas não vi isso acontecer na noite passada", disse Romney ao deixar Iowa e seguir para New Hampshire, onde as pesquisas lhe dão uma vantagem média de 22,7 pontos para as primárias do dia 10, segundo o site agregador Real Clear Politics.

Ele ainda conquistou ontem o cobiçado apoio do senador John McCain, candidato republicano em 2008.

No discurso oficial, o ex-governador portou-se como favorito, mirando suas críticas em Obama e cumprimentando Santorum em um tom à beira do paternal. "Essa já é uma vitória para ele."

PICAPE DO CHARLIE

De fato, Santorum sai de Iowa em alta. Em discurso emocionado, o católico radical agradeceu à mulher, a Deus, aos eleitores e aos filhos após semanas de campanha porta a porta com um caixa minguado que virou piada na mídia americana.

"Enquanto todos tinham ônibus, aviões, caravanas, nós tínhamos só a picape do Charlie", brincou, aludindo a um dos voluntários locais de sua campanha.

O ex-senador também deve herdar a base de Michele Bachmann, que após a sexta colocação decidiu sair da disputa, deixando o movimento ultraconservador Tea Party sem nome oficial.

Os dois, com o governador do Texas, Rick Perry, dividem o voto da direita cristã, um pilar do partido. Perry, porém, chegou a anunciar que reavaliaria a candidatura após o quinto lugar de anteontem, embora depois tenha recuado e prometido esperar ao menos até a prévia da Carolina do Sul, dia 21.

Tamanha foi a pulverização do eleitorado de Iowa que Romney e Santorum levarão cada um 7 dos 28 votos do Estado na Convenção Republicana, que escolhe em agosto o rival de Obama. Para vencer, são precisos 1.145.

Também terá sete votos o deputado libertário do Texas Ron Paul, que ficou em terceiro lugar, com 21,4%.

Newt Gingrich, hoje no topo das pesquisas com Romney, foi o quarto e terá direito a dois representantes, como Perry. Culpou os ataques do rival pelo resultado.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.