Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Processo de prévia faz lembrar eleição em um condomínio

Votação é em pedaços de papel, e resultado é passado por telefone; chefe de seção admite não ser imparcial

Organizadores em Iowa alegam que o sistema usado pela maioria dos Estados, com votação normal em urna, é caro

DA ENVIADA A DES MOINES

"Eu não sou imparcial", diz à Folha Mike Cook, "e estou decepcionado porque Mitt Romney não foi bem aqui".

Meia hora antes, Cook, um sujeito de meia-idade cujo dinamismo disfarça a dificuldade para andar, havia pedido a palavra para defender o ex-governador de Massachusetts no "caucus" da noite de terça-feira na seção 48 da Escola Roosevelt de Ensino Médio, norte de Des Moines.

Para os republicanos, é assim o "caucus", assembleia onde os votantes decidem o candidato de seu partido: os eleitores se reúnem em um local predeterminado, os defensores dos aspirantes discursam e cada um vota em pedaços de papel compilados pelo chefe da seção.

Por bizarro que pareça, o chefe da seção 48 em Des Moines é o mesmo Cook que disse à reportagem que não conseguia ser imparcial.

Ainda assim, na seção 48, quem ganhou foi o deputado Ron Paul, com metade dos votos -assim como na 47 e na 52, que ocorreram simultaneamente no auditório da escola Roosevelt.

"É nossa tradição, foi assim que começamos. E organizar uma primária dá muito trabalho, sai caro", diz Cook ao ser indagado por que Iowa não opta nas prévias pelo sistema normal de votação, em urnas, como a maioria dos Estados dos EUA.

De fato, o "caucus" não prima pela organização. O republicano tem horário marcado, mas o democrata, que consiste em sucessivas etapas de convencimento que afunilam o número de candidatos até a aclamação do vencedor, pode levar horas.

O republicano, por outro lado, tem um esquema frouxo de contabilidade de votos: o presidente da seção os computa sozinho, com um auditor escolhido na hora por aclamação entre os demais votantes, em um processo que faz lembrar as eleições de condomínio.

Depois, telefona para a organização estadual do partido e canta seus resultados, que serão computados no total geral. Os dados oficiais, auditados, levam 15 dias.

Os "caucus" que a Folha visitou atraíram, em média, 70 eleitores cada. Muitos se registraram na hora, o que dá margem a penetras democratas e eleitores sem afiliação.

Também fala quem quiser, sob aplausos e silêncios constrangedores. Na seção 48, Ron Paul, que tem a mais forte equipe de base e leva caravanas de votantes às sessões, teve três defensores; Rick Santorum, dois, e Jon Huntsman, o lanterna, zero.

(LUCIANA COELHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.